Cacoal, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe D’Oeste foram abastecidos.

Ação faz parte do projeto Mapeia Rondônia.

Seis municípios recebem 10 mil testes.

Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo Dez mil testes rápidos foram distribuídos entre as cidades de Cacoal, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe D’Oeste para que sejam disponibilizados a população nas unidades básicas de saúde. Conforme o gerente regional de Saúde em Cacoal, Jair José da Rocha, a distribuição será dividida em duas fases.

"A partir do dia 3 inicia a primeira fase, e vai até o dia 9.

A segunda fase será do dia 17 a 23.

Dia 15 recomeçamos a distribuição dos testes.

Cada município recebe conforme o cálculo proporcional a quantidade de moradores", informou. 10 mil testes rápidos são distribuídos em 6 municípios de RO Jair explicou ainda que os exames serão feitos por pacientes assintomáticos, que tenham notado algum dos sintomas da Covid-19 nos últimos 5 a 7 dias.

"O objetivo desta testagem é que o Estado tenha um controle, porque alguns municípios estão aumentando de forma rápida nos últimos 15 dias e se tivermos um controle dessas pessoas assintomáticas testadas, podemos isolar para que não transmitam o vírus.

Com o intervalo de uma semana, voltamos aos testes com quem teve contato com quem positivou para ter um quantitativo e mapeamento mais efetivo", relatou. Cacoal é uma das cidades em que o crescimento do número de casos foi significativo.

Segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde do município, até o dia 2 de junho, 59 casos foram registrados.

A primeira morte na cidade foi registrada no dia 31 de maio. O teste ficará disponível aos pacientes nas unidades básicas de saúde de cada cidade e o resultado do exame sai em cerca de 30 minutos. A ação faz parte do projeto Mapeia Rondônia, que tem como objetivo levar mais de 100 mil testes rápidos à população, que apresente sinais e sintomas da Covid-19 há sete dias. Initial plugin text