Portaria estende data final até 30 de junho.

Alteração no calendário isenta somente cobrança de taxa de licenciamento anual vencido.

Prazo para pagamento de licenciamento de veículos é prorrogado em Rondônia.

Pedro Ventura/Agência Brasília Uma portaria assinada pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Neil Aldrin Faria Gonzaga, prorroga o prazo do vencimento do licenciamento anual dos veículos com finais 1, 2, 3, 4 e 5 até o dia 30 de junho. Os veículos que não estão com o documento regularizado que tenham placas com o final numérico de 1 a 5 não estão sendo removidos.

Conforme a assessoria do órgão, isso acontece quando são registradas infrações como direção perigosa, embriaguez ao volante ou outro tipo de irregularidade. De acordo com o documento, a alteração no calendário isenta somente a cobrança de taxa de licenciamento anual vencido, referente ao ano de 2020.

Outras prorrogações já haviam sido feitas pelo departamento. Para imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), basta acessar o site da instituição.

O cadastro deve ser preenchido com os dados pessoais, e-mail e criar uma senha.

Os proprietários que quiserem fazer o pagamento podem emitir as taxas pelo site do Detran.

O pagamento é registrado no sistema em cerca de 15 minutos. O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (Ipva) deve ser pago para que a emissão do documento atualizado seja feita, porém, a impressão deve ser feita através do site da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), órgão responsável pelo recolhimento do imposto. O atendimento presencial continua suspenso, como medida preventiva de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus.

Alguns serviços específicos são realizados nas dependências do Detran, mas precisam ser agendados para que não haja aglomeração. Veja aqui o endereço da Ciretran no seu município